top of page

Tiquatira – 1º Parque Linear da Cidade de São Paulo

A Zona Leste de São Paulo é a região que concentra o maior número de habitantes da cidade. De acordo com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (SEADE) em relatório de janeiro de 2020, 35% da população da capital paulista reside na região, são mais de 4 milhões de pessoas entre jovens, adultos e idosos.

E é ali que está localizado o primeiro Parque de floresta Linear de São Paulo.

São mais de três quilômetros de floresta ao longo do córrego Tiquatira entre as principais avenidas e ruas do bairro e, por isso, o Parque recebeu o nome de Parque Linear Tiquatira entregando ainda, homenagem à Wener Eugênio Zulauf que foi um engenheiro civil e sanitarista, ele foi o primeiro secretário municipal da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, em 1976.

O parque foi planejado e iniciado em 2003, mas somente em 2008 foi oficializado por decreto. Os parques lineares são chamados assim porque têm uma extensão mais comprida, do que larga, dentro de áreas urbanas.

O Parque Tiquatira é o primeiro exemplo da cidade de São Paulo em que um parque inteiro linear foi construído por reflorestamento pelas mãos de um único homem, o senhor Hélio da Silva.

Hélio da Silva, nascido na cidade de Promissão, mudou-se para São Paulo aos 7 anos de idade, executivo administrador de empresas, gerente comercial de uma grande indústria de alimentos orgânicos no Brasil, esposo, pai e avô dedicado à família, mora na Penha há 58 anos. Quando perguntado sobre sua profissão, Hélio da Silva, responde: “Eu sou plantador de árvores”.

Segue trecho de sua entrevista para o jornal Onews: “Plantar árvores é a minha missão. Antes de ser o Parque Tiquatira tínhamos uma área muito degradada, com muito lixo, sem árvore alguma, um local usado por usuários de drogas. Passava pela área diariamente e queria transformar esse lugar. Com muito estudo descobri que no passado este trecho era uma extensão da Mata Atlântica o que me garantia que se eu plantasse árvores nativas o solo reconheceria e em pouco tempo teríamos uma floresta novamente. Comprei mudas nativas da Mata Atlântica e comecei a plantar em 2003, nunca mais parei. a minha concepção árvores são seres vivos, inteligentes que se comunicam entre si, pelo contato entre as raízes e até pelo contato físico. Elas têm papel fundamental ao nos fornecerem ar mais puro, flores, ao atraírem pássaros e equilibrarem o clima do planeta. No meio ambiente são generosas, fraternas e amenizam várias doenças dentre as quais a depressão. Eu acho que os principais médicos como terapeutas, psicólogos e psiquiatras estão no meio da floresta, estão nas árvores. Em 31 de dezembro de 2020 completei o plantio de 32.900 árvores, isso desde 2003. Vou completar 50 mil deixando um legado de alegria, generosidade, um bairro mais verde e alegre. Dia destes visitei um Jequitibá na cidade de Pirassununga, este Jequitibá tem mais de 1500 anos, fiquei imaginando quem plantou. Alguém plantou. Imagine se a gente reflorestar agora, as crianças, nossos queridos que vão chegar daqui a 100, 200, 500 ou mil anos, irão ver essas árvores.”

O Capítulo Estrela Paulista, está localizado bem próximo do Parque Tiquatira. Todos os membros e visitantes do nosso Capítulo passam por ele quando se dirigem ao Capítulo.

Somos testemunhas ao longo de todos estes anos como tudo mudou para melhor, só temos palavras de agradecimento para o Senhor Hélio, por sua generosidade e amor ao próximo.

Fez tudo sozinho sem contar com nenhum apoio político, fez como cidadão de bem, vai deixar um legado maravilhoso de amor e generosidade.

Que neste trabalho incansável ele possa inspirar novos adeptos e benfeitores a continuar com seu legado.

Realmente é um plantador de árvores iluminado pelo Pai Celestial, que seja protegido em seu trabalho maravilhoso.

Que linda lição de vida deste homem tão valoroso, integro, digno de todos os nossos elogios e agradecimento.

Este é um dos recantos do nosso bairro: o Jardim Jaú, do distrito da Penha, na cidade de São Paulo, onde generosamente somos acolhidos e patrocinados pela ARLS Caridade e Amor nº 235 – Glesp.

Venham nos visitar! Nos reunimos nos 1º e 3º sábados de cada mês, às 16:00 horas.

Comissão para Representação do Capítulo Estrela Paulista nº 7 para a Grande Sessão do ano de 2021:

Maria Octávia Marques

Roberta Valéria Pignatari Fanti

Rodolpho Marques Filho

Fontes:



bottom of page